Contribuirão os bons hábitos de higiene do sono para a aquisição de melhores resultados escolares?
A resposta a esta questão foi transmitida aos Encarregados de Educação do 2.º ciclo que, no dia 22 de janeiro, assistiram a uma palestra realizada pela Enfermeira Luísa Couto.
De facto, os resultados dos mais recentes estudos científicos sobre a importância do sono têm revelado a necessidade dos mais jovens adquirirem bons hábitos de sono para melhorarem o seu desempenho escolar.
Responsável pelo reequilíbrio de variadas hormonas como as do crescimento; o regular hábito de um período tranquilo de sono permite gerir e processar melhor as informações que recolhemos ao longo da vida, determinando o seu grau de importância para o desenvolvimento cognitivo dos jovens. Por isso, é fundamental que o quarto de dormir seja um espaço com um ambiente sossegado e calmo, que não perturbe e/ou desperte as crianças e jovens nesse momento tão importante do seu dia a dia.
O encontro foi enriquecido com a intervenção dos Encarregados de Educação presentes, que puderam esclarecer algumas dúvidas e partilhar os hábitos de higiene do sono praticados pelos seus educandos.