Blogue da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sande.

sábado, outubro 01, 2016

01 de outubro - Dia Internacional da Música



O Dia Internacional da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. Tem como objetivos promover a arte musical em todos os setores da sociedade e a aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, evolução das culturas e troca de experiências.
Música
A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, “a arte das musas”) é uma das manifestações culturais mais antigas da humanidade e, ainda que nem sempre seja feita com esse objetivo, pode ser considerada como uma forma de arte. Podemos definir música como "a combinação de sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo". Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas caraterísticas do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia).
Esta definição, mais ou menos consensual, coloca no entanto várias questões:
Toda combinação de sons e silêncios é música?
Música é arte? Ou de outra forma, a música é sempre arte?
A música existe antes de ser ouvida?
O que faz com que a música seja música é algum aspeto objetivo ou ela é uma construção da consciência e da percepção de quem a ouve?
A música é também uma manifestação cultural resultante das caraterísticas da sociedade em que é produzida. Cada cultura possui os seus próprios tipos de música, totalmente diferentes nos seus estilos, abordagens e conceções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Assim como existem várias definições para música, existem muitas divisões e agrupamentos da música em géneros, estilos e formas. Uma das divisões mais frequentes separa a música em grandes grupos:
Música erudita – também chamada de “clássica”, ou “culta”. Mozart ou Bethoven são alguns dos sus autores mãos conhecidos. Carateriza-se por ser uma música muito elaborada, tocada quase sempre por orquestras ou instrumentos clássicos (piano, violino), que exige, em geral, uma atitude contemplativa e uma audição concentrada.
Música popular – é a música mais ouvida nos nossos dias. Inclui géneros como a música Rock e Pop.
Música folclórica  - música típica dos diferentes país.
Música religiosa – música produzida para ser usada em práticas religiosas.
Queres saber mais? Vem à biblioteca pesquisar documentos sobre música. Sugerimos-te também os seguintes sítios da internet sobre música tradicional portuguesa: