Blogue da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sande.

quarta-feira, janeiro 04, 2017

Janeiras e Dia de Reis


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos e as suas oferendas – ouro, incenso e mirra –, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. 
Em Portugal, à semelhança de outros países, é tradição as pessoas irem cantar “Os Reis” ou as “Janeiras” de porta em porta. As Janeiras são uma tradição antiquíssima. Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. 
Nos grupos de janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola, por exemplo. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras: "Nesta altura juntam-se os amigos que vão cantar as janeiras a casa dos vizinhos. Antigamente recebiam filhoses, vinho e outros artigos que as pessoas possuíam" conta António Manuel Pereira, presidente da Federação de Ranchos Folclóricos da Beira Baixa. 
No entanto, cantar as Janeiras ainda se faz um pouco por todo o País. 
Mais informações sobre o Dia de Reis em
- Dia de Reis
- Dia de Reis
Dia de Reis
Dia de Reis