Os meios de comunicação social noticiaram ontem, dia 02 de Fevereiro, a morte da escritora, actriz e compositora Rosa Lobato Faria, em Lisboa, vítima de doença.
Foi como actriz que Rosa Lobato Faria primeiramente se tornou conhecida do grande público, tendo participado na primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia", e posteriormente em «Origens» e «Ninguém como tu». Também participou em séries de comédia como «Humor de perdição» e «A minha sogra é uma bruxa».
Rosa Lobato Faria foi também compositora de canções, tendo escrito a letra de várias músicas como "Amor de Água Fresca", "Chamar a Música", "Baunilha e Chocolate" e "Antes do Adeus", todas premiadas com o primeiro lugar em edições do Festival da Canção.
E, um dia, quando eu tinha 63 anos, Deus quis que eu nascesse de
novo. Contaram-me uma história e fiquei a pensar nela. Aquela história
não me largava a cabeça. E eu dizia para mim. Isto é um conto, tenho
que escrever este conto, senão não me vejo livre desta maçada. E
escrevi. Quando reparei tinha 240 páginas A4 e pensei: Isto se calhar é
um bocadinho mais que um conto. Efectivamente, era um romance.
Assim contara uma vez Rosa Lobato Faria em entrevista, sobre o seu primeiro romance «O Pranto de Lúcifer» (1995). Publicou poesia (era também uma excelente declamadora de poesia), romances e livros infantis. «O pranto de Lúcifer» (1995), «A trança de Inês» (2001), «O sétimo véu» (2003) e «A alma trocada» (2007), estão entre as obras da sua autoria, algumas delas traduzidas em Espanha, França e Alemanha. Está prevista para breve a publicação o último livro escrito pela autora, «A Menina e o Cisne».
Fonte:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39318&op=all
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1485578
