Blogue da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sande.

terça-feira, novembro 24, 2020

Onde nasceu o Pai Natal?



 O Pai Natal é uma figura lendária, que traz presentes às crianças, que se portam bem, na noite da véspera de Natal dia 24 de Dezembro.

A lenda começou por ser baseada nos contos sobre a figura de São Nicolau, personagem este inspirado no arcebispo de Mira (naTurquia).

No século IV, Nicolau costumava ajudar anonimamente quem estivesse em dificuldades financeiras, para isso, colocava um saco com moedas de ouro na chaminé das casas, foi declarado santo depois que os milagres lhe foram atribuídos. Foi na Alemanha que se transformou no símbolo natalino e daí correu o mundo inteiro.

Na sua origem São Nicolau era retratado com trajes de bispo, em 1931 com uma grande campanha publicitária da coca-cola. 
Os seus trajes foram alterados para o que conhecemos hoje. São Nicolau também mudou o aspecto, de homem magro, passou a um homem rechonchudo, alegre e de barba branca.

O Pai Natal também não vive sozinho, com ele estão os elfos mágicos, que fazem os brinquedos na oficina, e nove renas . As renas do Pai Natal são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando-o a entregar os presentes para as crianças de todo o mundo. Quando o Pai Natal pede para serem rápidas, elas são as renas mais rápidas do mundo.

Os nomes das renas do Pai Natal são:
Rodolfo (Rudolph), Corredora (Dasher), Dançarina ( Dancer), Empinadora (Prancer), Raposa (Vixen), Cometa (Comet), Cupido (Cupid), Trovão (Donner) e Relampago (Blitzen).

O Pai Natal tem diversas moradas, as mais conhecidas são no Polo Norte (versão americana) ou na Lapónia (versão britânica). Curiosamente, na Finlândia, o Pai Natal vive com a esposa a Mãe Natal.

Também tem um escritório na Lapónia, e toda a correspondência pode ser mandada para lá, a morada é:

Destinatário: Santa Claus
Código postal: FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia

No século passado surgiu o acto de mandar cartas ao Pai Natal, escritas pelas crianças, onde pediam o que desejavam receber.


Em Portugal , os CTT todos os anos recebem cerca de 170 mil cartas. 

São as únicas cartas que podem ser enviadas sem selo e basta pôr na morada "para o Pai Natal".
É importante não esquecer o remetente, e eles mandam para a casa dele.