A nossa biblioteca associa-se à comemoração dos 30 anos de carreira literária de Alice Vieira e de uma vida inteira dedicada aos livros e ao universo mágico da língua e da imaginação…! Alice Vieira já escreveu mais de 70 livros, e vendeu cerca de dois milhões de exemplares. "Rosa, minha irmã Rosa" é o título do primeiro livro para infância e juventude escrito pela autora. Posteriormente e incentivada pelo marido, o jornalista e escritor Mário Castrim, concorreu ao Prémio de Literatura Infantil "Ano Internacional da Criança" em 1979, do qual foi vencedora.

Desde então muitos foram os prémios com que foi agraciada: em 1983, com "Este Rei que Eu Escolhi", recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil, e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Foi indicada, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.
Encontra-se actualmente nomeada para o prémio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), o mais importante prémio da literatura infanto-juvenil. O ALMA foi instituído pelo Governo sueco em homenagem a Astrid Lindgren, uma das mais importantes autoras locais, e um nome reconhecido internacionalmente (autora dos famosos livros da Pipi das Meias Altas). Ao todo, estão nomeados 168 autores oriundos de 61 países, e o vencedor será anunciado a 24 de Março de 2010, na Feira Internacional do Livro Infantil.
Informações recolhidas em:
http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1446173&seccao=Livros http://www.cm-oeiras.pt/noticias%5CPaginas/AliceVieiranoCafecomLetras.aspx