Blogue da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sande.

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Redes Sociais Virtuais

O conceito de Redes Sociais Virtuais ou na Internet é hoje utilizado para nos referirmos ao enorme desenvolvimento e popularidade que aplicações Web 2.0 (Hi5, Facebook, MySpace Orkut, Twitter, YouTube…) adquiriram, alcançando milhões de utilizadores no dia-a-dia. Estas aplicações suportam uma rede de interacção social, ligando pessoas e proporcionando a sua comunicação. Através da gravação de perfis, com dados e informações de carácter geral e específico, das mais diversas formas e tipos (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, música etc.), que podem ser consultados por outras pessoas, foram criadas redes de relacionamento e interacção, e comunidades de utilizadores.

Exemplos de redes sociais com grande popularidade



É, actualmente, a maior rede social do mundo (classificação de Fevereiro de 2009 pelo site Compete.com), tendo já ultrapassado os 200 milhões de utilizadores. Permite que os seus utilizadores partilhem fotografias e vídeos, encontrar automaticamente antigos contactos, discutir interesses e hobbies, planear e organizar festas e outros eventos. O Facebook tem ultrapassado as restantes redes sociais por permitir controlar quem tem acesso, e a quê, ao perfil individual, ao implicar a aceitação dos visitantes. É possível interligar o Facebook a outras redes sociais, como fazer actualizações a blogues, ao Flickr (fotos) e ao Twitter, ou ter acesso através de RSS Feeds a novidades em sites de notícias.


Uma das redes sociais de maior sucesso no mundo, suporta uma rede interactiva de fotografias, blogues e perfis de utilizadores. A facilidade proporcionada no registo e divulgação de ficheiros MP3s fez com que muitas bandas e músicos (famosos ou desconhecidos) se registassem, algumas vezes fazendo das suas páginas de perfil o seu site oficial.



Rede social em que os utilizadores criam uma página pessoal para mostrar os seus interesses, idade e local de habitação. Podem ainda carregar imagens, suas ou de outros utilizadores, e acrescentar-lhes comentários. O site também disponibiliza a possibilidade de se criarem álbuns de fotografias, bem como instalar um leitor multimédia para se reproduzirem canções favoritas. Os utilizadores podem enviar entre si pedidos de amizades, podendo aceitar e rejeitar os que receberem, bem como bloquear directamente os utilizadores.
Esta é, actualmente, a rede social com maior expressão em Portugal.



Site que permite aos seus utilizadores carregar e partilhar vídeos em formato digital. O material encontrado no YouTube pode depois ser disponibilizado em blogues e sites pessoais. A invenção do YouTub foi uma autêntica revolução na forma como as pessoas se podem entreter e divulgar os seus interesses e pontos de vista, graças ao poder das imagens que colocam no site.



O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging (escrever pequenas mensagens) que permite aos utilizadores enviarem pequenas mensagens (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets") e lerem actualizações pessoais de outros contactos), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em telemóveis ou outros dispositivos. Algumas vezes é descrito como o SMS da Internet.
Através do Twitter, o utilizador pode ir enviando pequenas mensagens ao longo do dia, mensagens que podem ser acompanhadas por quem tiver interesse. Existem utilizadores (actores, músicos, etc.) cujas mensagens são acompanhadas por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Fevereiro de 2009 o blog Compete.com elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).

Para saber mais consultar http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal, artigos Redes Sociais, Facebook, MySpace, Hi5, YouTube, Twitter.